Tem uma empresa num estado avançado de endividamento?
A Insolvência da Empresa pode ser um recurso necessário para salvar o seu negócio.
Num estado avançado de endividamento no qual não consegue pagar aos credores da empresa, deve despoletar o respectivo Processo de Insolvência da Empresa, sendo essencial o acompanhamento jurídico de um Advogado.
Qual é a finalidade do processo de Insolvência de Empresa?
O Processo de Insolvência tem como objetivo primário a satisfação dos credores.
Na Insolvência da Empresa, a satisfação dos direitos dos credores pode ser pela forma prevista num Plano de Insolvência baseado na Recuperação da Empresa, ou, não sendo possível a recuperação, mediante a Liquidação do património da Empresa e distribuição do produto da venda pelos credores, para que sejam pagos dentro do possível e de forma igual.
- A Insolvência com Plano de Recuperação da Empresa
Após a Sentença de Insolvência, é possível propor aos credores um Plano de Recuperação da Empresa, por forma a conseguir a satisfação dos créditos e a manutenção da actividade empresarial.
A Recuperação da Empresa depende da viabilidade financeira demonstrada, bem como a vontade dos seus credores.
No Plano de Recuperação importa a discussão e votação do plano em sede de Assembleia de Credores, a aprovação pela maioria dos credores e posterior homologação pelo Tribunal.
- Liquidação do Património do(a) Insolvente
Caso não seja possível a Recuperação da Empresa por falta de meios económicos ou pela não aprovação do Plano de Recuperação, o Processo de Insolvência da Empresa prossegue os seus trâmites pela via da Liquidação, cujo objectivo é distribuir pelos credores o produto obtido na liquidação do património da Empresa, para satisfação dos seus direitos.
Se considera que a sua empresa pode beneficiar de uma análise jurídica das várias possibilidades de recuperação ou insolvência, não deixe de falar connosco. Prestaremos todo o apoio para encontrar a melhor solução para o caso concreto.